casa |  | Informação em Saúde >  | Condições Tratamentos | asfixiante

Qual é a melhor defesa contra asfixia?

A melhor defesa contra asfixia é a prevenção. Para evitar asfixia, siga estas dicas:

- Nunca coma ou beba deitado.
- Não fale ou ria com comida ou bebida na boca.
- Certifique-se de que os alimentos sejam cortados em pedaços pequenos, principalmente para crianças e idosos.
- Evite alimentos duros e pegajosos, como nozes, pipoca, doces e chicletes.
- Nunca dê a uma criança menor de 4 anos alimentos que possam causar asfixia, como cachorros-quentes, uvas ou rebuçados.
- Se tiver dificuldade em engolir, consulte o seu médico.

Se alguém estiver sufocando, mantenha a calma e siga estas etapas :

1. Ligue para o 911 imediatamente .
2. Se a pessoa estiver consciente e puder falar, incentive-a a tossir.
3. Se a pessoa estiver inconsciente ou incapaz de falar, dê cinco golpes nas costas. Para fazer isso, fique atrás da pessoa e dê um golpe forte na parte superior das costas da pessoa, entre as omoplatas, com a palma da mão.
4. Se a pessoa ainda estiver engasgada, aplique cinco compressões torácicas. Para fazer isso, ajoelhe-se ao lado da pessoa e coloque a palma de uma das mãos no esterno da pessoa, entre os mamilos. Coloque a outra mão sobre a primeira e entrelace os dedos. Dê cinco estocadas rápidas para baixo, comprimindo o peito cerca de 5 centímetros.
5. Continue dando golpes nas costas e estocadas no peito até que a pessoa comece a respirar novamente, o objeto seja expelido ou a ajuda chegue.

Observação: Se a pessoa estiver grávida ou obesa, aplique compressões abdominais em vez de compressões torácicas. Para fazer isso, coloque as mãos no abdômen da pessoa, logo acima do umbigo. Dê cinco estocadas rápidas para cima, comprimindo o abdômen para dentro e para cima.