Faça contato visual direto com a vítima, se você suspeita que ela está sufocando . Se você estiver a uma distância , correr imediatamente para onde a vítima pode claramente ver e ouvir você, e você dela.
2
Pergunte a vítima : "Você está sufocando ? " Seja alto e claro. Se a vítima estiver perdendo oxigênio para o cérebro , sua audição pode ficar prejudicada ou superado por um som de toque , e ele pode ter dificuldade para se concentrar . É por isso que é tão importante que ele possa vê-lo , para que ele possa melhor entender o que você está dizendo.
3
Ouça com atenção para uma resposta da vítima. Se ela é capaz de responder verbalmente , sua via aérea não está completamente bloqueada , e você pode relaxar. A obstrução deve trabalhar seu caminho para fora .
4
Preste atenção para o sinal universal para asfixia , que é uma mão levantada para a garganta.
5
Ouça todos os sons vindos da vítima . Mesmo se ele não responder em palavras, ele pode ser tosse e respiração ofegante . Mais uma vez, neste caso, você pode ter certeza que ele não está completamente asfixia; um pouco de ar está chegando e você não pode ajudar neste momento. Deve- se resolver .
6
informar a vítima do que está acontecendo , se você diagnosticar que ele está sufocando ou não. Tente mantê-lo o mais relaxado possível , e assegurar-lhe que ele vai ficar bem.
7
Ouvir e observar novos sinais de que a vítima é , de fato, de asfixia. Mesmo que ela foi capaz de fazer sons mais cedo, o alimento ou objeto poderia ter se tornado empurrado , bloqueando as vias respiratórias completamente . O silêncio é um aviso de que a via aérea é totalmente bloqueada e ação imediata é necessária.