casa | | Informação em Saúde > | Condições Tratamentos | Chlamydia
O que é sífilis secundária?
Sífilis secundária é o segundo estágio da sífilis por infecção sexualmente transmissível (IST). Geralmente se desenvolve dentro de 2 a 10 semanas após o estágio primário, caracterizado por uma ferida (cancro) no local da infecção. A sífilis secundária é altamente contagiosa e pode ser transmitida através do contato direto com lesões infecciosas da pele ou das mucosas.
Sinais e sintomas: -
Erupção cutânea :Uma erupção cutânea generalizada, marrom-avermelhada e sem coceira é o sintoma mais comum da sífilis secundária. Geralmente começa no tronco e depois se espalha para os membros, rosto e palmas das mãos.
-
Lesões da membrana mucosa :Feridas ou úlceras podem se desenvolver na boca, garganta, vagina ou reto.
-
Febre :Pode ocorrer febre baixa.
-
Dor de cabeça :Dores de cabeça leves podem estar presentes.
-
Dores musculares :Podem ocorrer dores no corpo.
-
Gânglios linfáticos inchados :Os gânglios linfáticos, principalmente no pescoço, nas axilas e na virilha, podem aumentar.
-
Queda de cabelo :Pode ocorrer queda de cabelo irregular ou generalizada.
-
Fadiga :Cansaço extremo e fraqueza podem ser sentidos.
-
Dor de garganta :Uma voz rouca ou áspera com dor ou dificuldade para engolir pode indicar lesões na garganta.
-
Perda de peso :Em alguns casos, pode ocorrer perda de peso inexplicável.
Tratamento :
A sífilis secundária é altamente tratável com antibióticos, como a penicilina. O diagnóstico e o tratamento precoces são vitais para prevenir a progressão para os estágios latentes e terciários mais graves da infecção. Recomenda-se cuidados de acompanhamento e testes sorológicos para garantir a erradicação completa da infecção e monitorar possíveis complicações ou recaídas.