casa |  | Informação em Saúde >  | Condições Tratamentos | Doenças Cardiovasculares

O que é oximetria de pulso?

A oximetria de pulso é um método não invasivo usado para medir a saturação de oxigênio do sangue de um paciente (SpO2) e sua frequência de pulso. Este procedimento médico é normalmente usado para monitorar a frequência cardíaca e os níveis de oxigênio no sangue dos pacientes durante procedimentos ou tratamentos médicos.

Veja como funciona:

Medição: Um oxímetro de pulso é preso à ponta do dedo do paciente. Este pequeno dispositivo portátil usa diodos emissores de luz (LEDs) para produzir dois comprimentos de onda diferentes de luz:vermelho e infravermelho.

Absorção de luz: O LED vermelho emite luz que é absorvida pela hemoglobina oxigenada do sangue do paciente, enquanto a luz infravermelha passa pelo sangue e tecidos sem ser absorvida. A quantidade de luz de cada comprimento de onda que é absorvida ou transmitida é medida por um fotodetector.

Cálculo da saturação de oxigênio: A relação entre a quantidade de luz absorvida nos dois comprimentos de onda é usada para determinar a saturação de oxigênio do sangue. Essa proporção é conhecida como porcentagem de saturação de oxigênio ou SpO2. Representa a proporção de hemoglobina transportadora de oxigênio em comparação com a quantidade total de hemoglobina no sangue do paciente.

Exibição: O oxímetro de pulso exibe o nível de SpO2 do paciente como uma porcentagem em seu display digital. O dispositivo também pode fornecer informações sobre a frequência cardíaca do paciente, normalmente exibida em batimentos por minuto (bpm).

Interpretação de resultados: Os níveis normais de saturação de oxigênio em repouso em adultos saudáveis ​​geralmente variam entre 95% e 100%. Níveis de SpO2 abaixo de 90% podem ser considerados baixos e exigir avaliação adicional. A oximetria de pulso é uma ferramenta essencial em vários ambientes de saúde, incluindo hospitais, clínicas, salas de emergência e durante anestesia ou cirurgia. Ele permite que os profissionais de saúde monitorem de perto os sinais vitais dos pacientes e detectem rapidamente possíveis problemas relacionados aos níveis de oxigênio ou à frequência cardíaca.