casa | | Informação em Saúde > | Condições Tratamentos | Doenças Cardiovasculares
Quem inventou os stents coronários?
O conceito de utilização de stents para tratar artérias coronárias bloqueadas foi lançado no final da década de 1970 por Andreas Grüntzig, um cardiologista intervencionista alemão. Em 1977, ele realizou com sucesso o primeiro procedimento de angioplastia coronária transluminal percutânea (PTCA), no qual um cateter balão é usado para abrir uma artéria estreitada. No entanto, as artérias frequentemente estreitavam novamente após a angioplastia, e Grüntzig procurou uma maneira de mantê-las abertas.
Em colaboração com seus colegas, Grüntzig desenvolveu os primeiros stents coronários, feitos de aço inoxidável e expansíveis. Em 1984, ele implantou o primeiro stent coronário em um paciente do Hospital Universitário de Zurique, na Suíça. O procedimento foi um sucesso e o paciente pôde voltar para casa no dia seguinte.
A invenção dos stents coronários por Grüntzig revolucionou o tratamento da doença arterial coronariana e abriu caminho para o desenvolvimento de tecnologias de stents mais avançadas, que agora são usadas em milhões de pacientes em todo o mundo.
Em reconhecimento às suas contribuições para a cardiologia intervencionista, Andreas Grüntzig recebeu o Prêmio Lasker de Pesquisa Médica Clínica em 1989 e a Medalha de Ouro da American Heart Association em 1994. Ele faleceu em 1985.