casa | | Informação em Saúde > | Condições Tratamentos | Doenças Cardiovasculares
Um stent pode ser usado no tronco da coronária esquerda?
A colocação de stent na artéria principal esquerda é um procedimento complexo e de alto risco, normalmente reservado para pacientes com angina grave e instável ou que sofreram um ataque cardíaco e precisam de revascularização imediata.
Está associado a um risco maior de complicações, como ataque cardíaco, acidente vascular cerebral e morte, do que a colocação de stent em outras artérias do coração, devido à localização crítica da artéria principal esquerda e à complexidade do procedimento. Devido a esses riscos, a colocação de stent na artéria principal esquerda geralmente só é considerada quando outras opções de tratamento, como a cirurgia de ponte de safena, não são adequadas.
Além disso, o tipo de stent usado para a artéria principal esquerda é crucial, e os stents farmacológicos (DES) são normalmente preferidos aos stents convencionais (BMS) devido ao seu menor risco de reestenose (estreitamento da artéria). Os DES são revestidos com medicamentos que ajudam a prevenir o crescimento de tecido dentro do stent e reduzem o risco de novo bloqueio.
Dada a complexidade e os riscos potenciais envolvidos, a decisão de aplicar stent na artéria principal esquerda deve ser cuidadosamente considerada por uma equipe cardíaca experiente e discutida minuciosamente com o paciente para avaliar os benefícios e riscos antes de prosseguir com o procedimento.