casa |  | Informação em Saúde >  | Condições Tratamentos | Doenças Cardiovasculares

A quantidade de transportador de sangue para o oxigênio arterial muscular é diferente?

A quantidade de transportador de sangue (hemoglobina) para a diferença de oxigênio arterial muscular é inversamente proporcional .

- Ao transportar oxigênio dos pulmões para os tecidos periféricos, a função primária da hemoglobina é otimizar o fornecimento de oxigênio em resposta a níveis variados de demanda de oxigênio nos tecidos.
- A taxa de fornecimento de oxigênio é determinada por vários fatores e está inversamente relacionada à diferença arteriovenosa na PO2.
- Um aumento no fluxo sanguíneo aumenta o fornecimento de oxigênio, mas não necessariamente a diferença A-V.
- Por outro lado, um débito cardíaco diminuído não apenas reduz o fornecimento de oxigênio, mas também aumenta a diferença arteriovenosa na tensão de oxigênio.

O conteúdo de oxigênio em um determinado volume de sangue é determinado exclusivamente pela concentração de hemoglobina e pela saturação de oxigênio.

- A saturação de oxigênio da hemoglobina é influenciada pela PaO2, temperatura e pH.
- Em condições normais, a hemoglobina fica quase completamente saturada em níveis de PaO2 acima de 8 kPa.
- Contudo, pequenas alterações na PaO2 em níveis relativamente baixos têm um impacto relativamente maior no teor de oxigénio do que alterações semelhantes em níveis mais elevados de PaO2.
- A capacidade de transporte de oxigénio do sangue pode ser marcadamente reduzida por alterações na concentração de hemoglobina, por ex. na anemia ou quando há alteração da estrutura da hemoglobina, como observado em certas hemoglobinas anormais.