casa |  | Informação em Saúde >  | Condições Tratamentos | Doenças Cardiovasculares

O sangue sempre flui através dos vasos de uma certa maneira e como flui quando sai do coração?

Como o sangue flui através dos vasos:

O sangue flui através dos vasos em um circuito contínuo, começando no coração e retornando ao coração. Este circuito é dividido em duas partes principais:a circulação pulmonar e a circulação sistêmica.

1. Circulação pulmonar :A circulação pulmonar é a parte do sistema circulatório que transporta o sangue do coração para os pulmões e de volta ao coração. Serve para oxigenar o sangue. O processo começa quando o átrio direito do coração recebe sangue desoxigenado do corpo através de duas grandes veias chamadas veia cava superior (que transporta sangue da parte superior do corpo) e veia cava inferior (que transporta sangue da parte inferior do corpo). Esse sangue é então bombeado do átrio direito para o ventrículo direito. O ventrículo direito se contrai, bombeando o sangue desoxigenado para a artéria pulmonar, que o transporta para os pulmões. Nos pulmões, o sangue capta oxigênio e libera dióxido de carbono por meio do processo de troca gasosa. O sangue oxigenado retorna então ao coração pelas veias pulmonares, que desembocam no átrio esquerdo.


2. Circulação sistêmica :A circulação sistêmica é a parte do sistema circulatório que transporta sangue oxigenado do coração para o resto do corpo e de volta ao coração. Serve para fornecer oxigênio e nutrientes aos tecidos do corpo e remover resíduos. Do átrio esquerdo, o sangue oxigenado flui para o ventrículo esquerdo. O ventrículo esquerdo se contrai, bombeando o sangue oxigenado para a aorta, a maior artéria do corpo. A aorta se ramifica em artérias menores que levam o sangue a vários órgãos, tecidos e células do corpo. Nos tecidos, o sangue libera oxigênio e nutrientes e coleta dióxido de carbono e outros resíduos. O sangue desoxigenado é então coletado por pequenas veias, que se fundem em veias maiores e eventualmente devolvem o sangue ao átrio direito do coração, completando a circulação sistêmica.

A ação de bombeamento do coração e o recolhimento elástico dos vasos sanguíneos mantêm o fluxo contínuo de sangue por todo o sistema circulatório. Isso garante que o oxigênio, os nutrientes e os resíduos sejam transportados de forma eficiente entre o coração, os pulmões e o resto do corpo.