casa | | Informação em Saúde > | Condições Tratamentos | Doenças Cardiovasculares
Qual é a relação entre disfunção erétil e doenças cardíacas?
A disfunção erétil (DE) e as doenças cardíacas estão intimamente ligadas. Ambas as condições compartilham muitos dos mesmos fatores de risco, incluindo:
* Idade:O risco de DE e doenças cardíacas aumenta com a idade.
* Diabetes:O diabetes pode danificar os nervos e vasos sanguíneos necessários para uma ereção. Também pode aumentar o risco de doenças cardíacas.
* Pressão alta:A pressão alta pode danificar as artérias que fornecem sangue ao pênis, causando DE. Também pode aumentar o risco de doenças cardíacas.
* Colesterol alto:O colesterol alto pode levar ao acúmulo de placas nas artérias, o que pode restringir o fluxo sanguíneo para o pênis e causar DE. Também pode aumentar o risco de doenças cardíacas.
* Obesidade:A obesidade pode aumentar o risco de DE e doenças cardíacas.
* Fumar:Fumar pode danificar os vasos sanguíneos que fornecem sangue ao pênis, causando DE. Também pode aumentar o risco de doenças cardíacas.
* Certos medicamentos:Alguns medicamentos, como antidepressivos e medicamentos para pressão arterial, podem causar DE como efeito colateral.
Além de compartilharem muitos dos mesmos fatores de risco, a DE e as doenças cardíacas também estão ligadas por um mecanismo subjacente comum:a disfunção endotelial. A disfunção endotelial é uma condição na qual o endotélio, o revestimento dos vasos sanguíneos, é danificado. Esse dano pode levar a vários problemas, incluindo:
* Aumento da inflamação
* Diminuição do fluxo sanguíneo
* Aumento da coagulação sanguínea
* Acúmulo de placas nas artérias
Todos esses problemas podem contribuir para o desenvolvimento de DE e doenças cardíacas.
Como resultado da sua estreita ligação, a DE pode ser um sinal de alerta de doença cardíaca. Homens que apresentam DE devem consultar um médico para descartar quaisquer problemas cardíacos subjacentes.