casa |  | Informação em Saúde >  | Condições Tratamentos | Doenças Cardiovasculares

Como o exercício afeta a frequência cardíaca?

Efeitos de curto prazo

Durante o exercício, a frequência cardíaca aumenta para atender ao aumento da demanda por oxigênio e nutrientes nos músculos. Isso ocorre porque o exercício faz com que os músculos trabalhem mais, o que por sua vez aumenta o fluxo sanguíneo para os músculos. O aumento do fluxo sanguíneo exige que o coração bombeie mais sangue, o que resulta num aumento da frequência cardíaca.

Efeitos a longo prazo

O exercício regular também pode levar a uma frequência cardíaca em repouso mais baixa. Isso ocorre porque o exercício fortalece o músculo cardíaco, tornando-o mais eficiente no bombeamento do sangue. Como resultado, o coração não precisa bater tão rápido para bombear a mesma quantidade de sangue. Uma frequência cardíaca em repouso mais baixa está associada a um risco reduzido de doenças cardíacas.

Outros fatores que podem afetar a frequência cardíaca durante o exercício

* Idade: A frequência cardíaca dos jovens tende a ser mais elevada do que a frequência cardíaca dos idosos. Isso ocorre porque o músculo cardíaco dos jovens é mais elástico, o que lhe permite bombear o sangue com mais eficiência.
* Sexo: A frequência cardíaca das mulheres tende a ser maior do que a frequência cardíaca dos homens. Isso ocorre porque as mulheres têm corações menores e menos massa muscular que os homens.
* Nível de condicionamento físico: A frequência cardíaca das pessoas que estão em boa forma tende a ser menor do que a frequência cardíaca das pessoas que não estão em boa forma. Isso ocorre porque as pessoas em boa forma têm músculos cardíacos mais fortes e um fluxo sanguíneo mais eficiente.
* Altitude: A frequência cardíaca das pessoas que se exercitam em grandes altitudes tende a ser maior do que a frequência cardíaca das pessoas que se exercitam ao nível do mar. Isso ocorre porque o ar é mais rarefeito em grandes altitudes, o que significa que há menos oxigênio disponível para os músculos.

Quando consultar um médico

Se sentir dor no peito, falta de ar ou tontura durante o exercício, pare o que estiver fazendo e procure atendimento médico imediatamente. Esses sintomas podem ser um sinal de problema cardíaco.