casa |  | Informação em Saúde >  | Condições Tratamentos | Doenças Cardiovasculares

Os ventrículos têm a mesma frequência que os átrios na fibrilação atrial?

Não, os ventrículos não têm a mesma frequência que os átrios na fibrilação atrial.

A fibrilação atrial é uma doença cardíaca que faz com que as câmaras superiores do coração, chamadas átrios, batam caoticamente. Esse batimento caótico pode fazer com que o coração bata muito rápido, muito lento ou irregularmente.

Quando os átrios estão batendo caoticamente, os sinais elétricos que normalmente fazem com que os ventrículos se contraiam não são enviados adequadamente. Isso pode fazer com que os ventrículos se contraiam muito rápido, muito lentamente ou de forma irregular.

Na fibrilação atrial, os ventrículos geralmente se contraem a uma taxa mais lenta que os átrios. Isso ocorre porque os sinais elétricos caóticos dos átrios não permitem que os ventrículos se encham completamente de sangue antes de se contraírem. Como resultado, os ventrículos não bombeiam tanto sangue como normalmente.

Essa diminuição do bombeamento de sangue dos ventrículos pode causar diversos sintomas, como fadiga, falta de ar e tontura. Em alguns casos, a fibrilação atrial também pode causar acidente vascular cerebral, insuficiência cardíaca e outras complicações.