casa |  | Informação em Saúde >  | Condições Tratamentos | Doenças Cardiovasculares

O que significam vasos sanguíneos periféricos?

Vasos sanguíneos periféricos são os vasos sanguíneos localizados nas extremidades, como braços e pernas, bem como cabeça e pescoço. Eles são menores que os principais vasos sanguíneos que transportam sangue de e para o coração, como a aorta e a artéria pulmonar.

Os vasos sanguíneos periféricos desempenham um papel importante na regulação da pressão arterial e da temperatura corporal. Eles também ajudam a distribuir o sangue pelos vários órgãos e tecidos do corpo.

As artérias são os vasos sanguíneos que transportam o sangue rico em oxigênio para longe do coração. Eles têm paredes musculares espessas que ajudam a bombear o sangue por todo o corpo. As veias são os vasos sanguíneos que transportam o sangue sem oxigênio de volta ao coração. Eles têm paredes mais finas que as artérias e contêm válvulas que ajudam a impedir que o sangue flua para trás.

Os capilares são o menor tipo de vaso sanguíneo. Eles são revestidos por uma única camada de células e permitem a troca de oxigênio e dióxido de carbono entre o sangue e os tecidos.

Os vasos sanguíneos periféricos são importantes para a saúde e o bem-estar geral. Problemas com vasos sanguíneos periféricos podem levar a uma variedade de problemas de saúde, como doenças cardiovasculares, acidente vascular cerebral e amputação.