casa | | Informação em Saúde > | Condições Tratamentos | Doenças Cardiovasculares
Quem tem maior probabilidade de sofrer de fibrilação atrial?
Pessoas com certas condições subjacentes ou fatores de risco têm maior probabilidade de desenvolver fibrilação atrial (FA). Estes incluem:
**_Idade_:Idade Superior
_Gênero:_ Homens
_Corrida:_ Os indivíduos negros têm um risco ligeiramente maior de FA do que os indivíduos brancos.
_Histórico familiar_:A FA pode ocorrer em famílias, e ter um parente próximo (como pai, irmão ou filho) com FA aumenta o risco de desenvolver a doença.
_Pressão arterial alta:_ A hipertensão não controlada é um dos fatores de risco mais significativos para FA.
_Obesidade_:Estar com sobrepeso ou obesidade aumenta o risco de FA.
_Diabetes: Pessoas com diabetes têm maior probabilidade de desenvolver FA.
_Doença cardíaca:_ Várias formas de doença cardíaca, como doença arterial coronariana, doença cardíaca valvular e insuficiência cardíaca aumentam o risco de FA.
_Apneia do sono:_ Esta condição, caracterizada por pausas respiratórias intermitentes durante o sono, está associada a um risco aumentado de FA.
_Problemas de tireoide:_ Condições de tireoide, como hipotireoidismo ou hipertireoidismo, podem aumentar o coração e causar FA.
_Abuso de álcool:_ O consumo excessivo de álcool pode aumentar o risco de FA, especialmente em indivíduos mais jovens.
_Tabagismo:_ Fumar está associado a um risco aumentado de FA.
_Certos medicamentos: Alguns medicamentos, como certos antidepressivos, anti-histamínicos e descongestionantes, podem desencadear ou piorar a FA.
É importante observar que ter um ou mais desses fatores de risco não garante que uma pessoa desenvolverá FA. No entanto, estar ciente destes factores e controlá-los pode ajudar a reduzir o risco de desenvolver este distúrbio do ritmo cardíaco.