casa | | Informação em Saúde > | Condições Tratamentos | Doenças Cardiovasculares
O que é infarto do miocárdio lateral inferior?
Infarto do miocárdio lateral inferior é um tipo de infarto do miocárdio, ou ataque cardíaco, que ocorre na porção inferior e externa do ventrículo esquerdo. Representa cerca de 15% a 20% de todos os infartos do miocárdio e é menos comum que o infarto do miocárdio anterior.
Causas A causa mais comum de infarto do miocárdio lateral inferior é um bloqueio na artéria coronária direita, que é a principal artéria que fornece sangue à parte inferior do ventrículo esquerdo. Isso pode ocorrer devido à aterosclerose, uma condição em que a placa se acumula no interior da artéria e estreita o lúmen. Outros fatores de risco para infarto do miocárdio lateral inferior incluem:
*
Idade avançada *
Sexo masculino *
Diabetes mellitus *
Pressão alta *
Colesterol alto *
Fumar *
Obesidade Sintomas Os sintomas do infarto do miocárdio lateral inferior são semelhantes aos de outros infartos do miocárdio e podem incluir:
*
Dor ou pressão no peito: Geralmente no lado esquerdo ou direito do peito e pode durar mais de 20 minutos
*
Falta de ar *
Náuseas e vômitos *
Suando *
Tonturas ou desmaios *
Dor na parte superior do corpo: Incluindo os braços, pescoço ou costas
Diagnóstico O infarto do miocárdio lateral inferior é diagnosticado com base em uma combinação de fatores, incluindo os sintomas do paciente, achados do exame físico, alterações no ECG e exames laboratoriais, como troponinas. Um ECG pode mostrar elevação do segmento ST nas derivações inferiores (derivações II, III e aVF) e derivações laterais (derivações I e aVL). As troponinas são proteínas liberadas no sangue quando o músculo cardíaco é danificado e níveis elevados de troponina são indicativos de infarto do miocárdio.
Tratamento O tratamento para infarto do miocárdio lateral inferior geralmente envolve:
*
Descanso e oxigênio *
Aspirina *
Nitroglicerina *
Morfina *
Beta bloqueadores *
Inibidores da ECA *
Estatinas Em alguns casos, os pacientes também podem necessitar de intervenção coronária percutânea (ICP), um procedimento para abrir a artéria coronária bloqueada, ou cirurgia de revascularização do miocárdio (CRM), um procedimento cirúrgico para desviar a artéria bloqueada.
Prognóstico O prognóstico do infarto do miocárdio lateral inferior geralmente é bom com tratamento imediato. No entanto, alguns pacientes podem desenvolver complicações como insuficiência cardíaca ou arritmias.