casa |  | Informação em Saúde >  | Condições Tratamentos | Doenças Cardiovasculares

Como a sinvastatina atua em paciente do sexo masculino de 70 anos que fez cirurgia de revascularização miocárdica pós-coronariografia com LDL elevado?

Mecanismo de ação da sinvastatina na redução do colesterol LDL elevado em um paciente do sexo masculino de 70 anos de idade submetido a angiografia coronária (CABG):

1. Inibição da síntese de colesterol: A sinvastatina pertence a uma classe de medicamentos conhecidos como estatinas, que são potentes inibidores da enzima 3-hidroxi-3-metilglutaril-coenzima A redutase (HMG-CoA redutase). A HMG-CoA redutase desempenha um papel crucial na biossíntese do colesterol no fígado. Ao inibir esta enzima, a sinvastatina reduz significativamente a produção de colesterol de lipoproteína de baixa densidade (LDL), comumente referido como colesterol “ruim”.


2. Aumento da eliminação de LDL: A sinvastatina não só inibe a síntese do colesterol LDL, mas também promove a sua remoção da corrente sanguínea. Aumenta o número de receptores de LDL na superfície das células do fígado, levando a uma maior captação e eliminação do colesterol LDL da circulação.


3. Redução de triglicerídeos e aumento do colesterol HDL: Além de reduzir o colesterol LDL, a terapia com sinvastatina também pode reduzir moderadamente os níveis de triglicerídeos e elevar os níveis de colesterol da lipoproteína de alta densidade (HDL), frequentemente chamado de colesterol “bom”. O HDL ajuda a transportar o colesterol das artérias para o fígado, onde é eventualmente excretado.


4. Estabilização de Placas Ateroscleróticas: A sinvastatina exerce efeitos benéficos além da modificação lipídica. Verificou-se que estabiliza as placas ateroscleróticas, reduzindo o risco de ruptura da placa e subsequentes eventos cardiovasculares, como ataques cardíacos ou derrames.


No contexto de um paciente do sexo masculino de 70 anos submetido a revascularização do miocárdio, o objetivo principal da administração de sinvastatina é reduzir os níveis elevados de colesterol LDL. Ao reduzir o colesterol LDL, a sinvastatina pode ajudar a prevenir a formação de placas e reduzir o risco de repetição de eventos coronários. Também reduz a probabilidade de desenvolvimento de novas lesões ateroscleróticas em outras artérias do corpo, contribuindo para a redução geral do risco cardiovascular.