casa |  | Informação em Saúde >  | Condições Tratamentos | Doenças Cardiovasculares

Exercícios para doença arterial periférica O que saber

A doença arterial periférica (DAP) é uma condição circulatória comum na qual as artérias das pernas ou braços ficam estreitadas ou bloqueadas, reduzindo o fluxo sanguíneo. O exercício regular é uma parte importante do controle da DAP, pois pode ajudar a melhorar a circulação, fortalecer os músculos e reduzir o risco de complicações. Aqui estão alguns exercícios que são comumente recomendados para pessoas com DAP:

1. Caminhando: Caminhar é um dos exercícios mais eficazes e fáceis para melhorar a circulação e reduzir os sintomas da DAP. Procure fazer pelo menos 30 minutos de caminhada rápida na maioria dos dias da semana. Comece devagar e aumente gradualmente a intensidade e a duração das caminhadas conforme tolerado.

2. Elevações de perna: Deite-se de costas com as pernas esticadas. Levante lentamente uma perna até que ela esteja a cerca de 15 centímetros do chão, segure por alguns segundos e abaixe-a lentamente de volta. Repita este exercício com a outra perna. Faça de 10 a 15 repetições em cada perna, várias vezes ao dia.

3. Elevação dos dedos dos pés: Fique em pé com os pés afastados na largura dos ombros. Levante lentamente os calcanhares até sentir um alongamento nas panturrilhas, segure por alguns segundos e depois abaixe-os lentamente de volta. Faça de 10 a 15 repetições, várias vezes ao dia.

4. Caminhadas com calcanhares: Caminhe para frente, colocando o calcanhar no chão, bem na frente dos dedos dos pés. Dê pequenos passos e concentre-se em manter as costas retas e o núcleo engajado. Caminhe o máximo que puder, até vários minutos.

5. Sentar para ficar de pé: Levante-se da posição sentada sem usar as mãos ou os braços. Mantenha as costas retas e o núcleo engajado enquanto você se levanta. Faça de 10 a 15 repetições, várias vezes ao dia.

6. Círculos de tornozelo: Sente-se ou fique em pé com os pés afastados na largura dos ombros. Gire os tornozelos em movimentos circulares, primeiro no sentido horário e depois no sentido anti-horário. Faça de 10 a 15 repetições em cada direção, várias vezes ao dia.

7. Aumento da panturrilha: Fique em pé com os pés afastados na largura dos ombros e os dedos dos pés apontados para a frente. Levante lentamente os calcanhares até sentir um alongamento nas panturrilhas, segure por alguns segundos e depois abaixe-os lentamente de volta. Faça de 10 a 15 repetições, várias vezes ao dia.

8. Embaralhamento lateral: Fique em pé com os pés afastados na largura dos ombros e os dedos dos pés apontados para a frente. Dê pequenos passos para o lado, movendo os pés para os lados sem cruzá-los. Caminhe o máximo que puder, até vários minutos.

Comece com exercícios de menor intensidade e aumente gradualmente a intensidade e a duração conforme tolerado. Se você tiver alguma preocupação ou problema de saúde subjacente, discuta seu plano de exercícios com seu médico antes de começar. Consultar um fisioterapeuta também pode ser útil, pois ele pode elaborar um programa de exercícios personalizado com base em suas necessidades e limitações individuais.