Preste atenção ao seu corpo. Você deve saber como você se sente em uma base diária para que possa perceber quando algo não está certo . Muitas vezes, os danos causados pela aterosclerose já é moderada a grave no momento em que a maioria dos indivíduos prestar atenção aos sintomas .
2
Preste atenção a quaisquer mudanças na força , sentimento ou sensação nas extremidades . Dedos das mãos e pés podem começar a formigar com mais freqüência, ou pés e mãos pode começar a sentir como se estivessem caindo no sono. Isto pode ser uma indicação da redução do fluxo sanguíneo . Muitas vezes , as pessoas ignoram tais sentimentos se eles não são de natureza crônica; se formigueiro ou dormência persistir por mais de uma semana ou duas , agende uma visita com seu médico para tentar determinar a causa .
3
Esteja alerta para qualquer dor no peito (angina ), que ocorre ou durante o exercício ou em repouso. Este pode ser um sinal de que o fluxo de sangue para o músculo cardíaco foi comprometida. Fique atento para qualquer sinal de cãibras nas pernas ( não associados com o exercício ), pois isso pode ser um sinal de que o fluxo de sangue para as pernas é afetado.
4
dores de cabeça crônicas ou ataques isquêmicos transitórios que envolvem navios em pescoço e cérebro pode causar breves episódios de confusão ou de alarme em muitos indivíduos . Se você ou um ente querido parece estar enfrentando esses mini-derrames , ser visto e avaliado por um médico imediatamente. Não tente auto- diagnóstico . Se você sofre de dores de cabeça que não são aliviados por over-the- counter remédios , visite o seu médico.
5
Cuidado com a pressão arterial. Riscos de aumento da aterosclerose com pressão arterial alta , colesterol elevado, obesidade, tabagismo e história familiar da doença .