sangue que transporta oxigênio é transportado para o cérebro, cabeça, pescoço e rosto, as duas artérias carótidas na parte da frente do pescoço. Quando estes se tornam obstruídas com depósitos de gordura , chamados de placas , este é referido como aterosclerose e doença da artéria carótida .
Tipos
as duas artérias carótidas , um de cada lado do pescoço, dividem-se em artérias carótidas internas e externas. " As artérias carótidas internas fornecer sangue rico em oxigênio para o cérebro ", de acordo com o National Heart , Lung and Blood Institute , e " as artérias carótidas externas fornecer sangue rico em oxigênio para o seu rosto , couro cabeludo e pescoço. "
Sinais
ataques isquêmicos transitórios (AIT) são referidos como "mini- derrames " e são um aviso de que um grave acidente vascular cerebral pode ser iminente . " A pessoa pode sentir cegueira temporária , fraqueza em um braço ou perna , tonturas, sensações de formigamento na superfície da pele ou dormência ", diz a Universidade de Maryland Medical Center.
Sintomas
a maioria das pessoas não têm quaisquer sintomas obstrução da artéria carótida externa até o aparecimento de um TIA . Porque o material da artéria carótida externa de sangue no pescoço , couro cabeludo e no rosto, sintomas como dormência e formigamento são mais prováveis de ocorrer nessas áreas.
Fatores de Risco
hipertensão arterial, tabagismo , diabetes , obesidade, colesterol alto, e uma falta de exercício aumenta a probabilidade de obstrução da artéria carótida externa .