Ter um cateterismo cardíaco é uma grande decisão . Uma das tarefas mais importantes de um médico e de outros profissionais de saúde têm é educar adequadamente os pacientes sobre o procedimento. Educação inclui o que esperar antes e durante o processo , bem como os cuidados pós-procedimento .
O paciente e sua família devem entender completamente os riscos, benefícios e complicações antes de prosseguir. Um formulário de consentimento deve ser assinado antes do procedimento pode começar , exceto em caso de emergência.
Antes do procedimento , o paciente é raspada e preparada com uma solução antibacteriana , como betadine . Um sedativo é dada ao paciente a relaxar , mas ela ainda está acordado o suficiente para falar com o médico ou enfermeiro.
O Procedimento
O cateterismo cardíaco é dividido em duas etapas: a cath coração direito e um cath coração esquerdo . O cateterismo cardíaco direito informa o médico das pressões no coração e é muito útil no diagnóstico de insuficiência cardíaca e quão forte o coração está bombeando . O cateterismo do coração esquerdo mostra bloqueios nas artérias que fornecem sangue ao músculo cardíaco .
O procedimento é realizado através da inserção de um tubo oco ou bainha na artéria na virilha ( artéria femoral ) ou o braço ( artéria braquial ) e passagem do cateter flexível através desta bainha para o coração . A ponta do cateter tem um balão que pode ser insuflado e esvaziado com uma seringa na outra extremidade do cateter , permitindo que passe através dos vasos .
Uma vez que o cateter está no lugar , um meio de contraste é injectado dentro o coração . O procedimento de injetar o corante também é chamado de arteriografia ou angiografia . O corante flui como o sangue flui através dos vasos sanguíneos e válvulas do coração , o que permite que o médico visualize o fluxo de um monitor . Estreitamento ou bloqueios juntamente com válvulas vazando pode ser visto no monitor.
Voltando para o seu quarto
O médico pode ou não remover a bainha colocada em sua artéria no laboratório de cateterismo cardíaco . Se ele não o fizer, ele será removido pelo enfermeiro ou técnico depois de ter retornado para o seu quarto . Pode demorar um pouco para os diluentes de sangue em seu sistema a se desgastar , assim que a enfermeira pode esperar um período de tempo para remover esse tubo para diminuir o risco de sangramento.
Depois de removido , a pressão manual pode ser realizada no site e um curativo de pressão pode ser aplicada. A monitoração freqüente é necessário para se certificar de que não há sangramento no local . Muitas vezes, os pacientes são obrigados a colocar em suas costas por várias horas. Analgésicos e medidas podem ser tomadas para aliviar costas e desconforto na perna.
Riscos e Complicações
Enquanto um cateterismo cardíaco é um procedimento comum , os riscos e as complicações existem. Muitos deles são menores, incluindo a complicação mais comum, que é hematomas ao redor do local de inserção , devido à punção da agulha e os diluentes de sangue a bordo.
Outras complicações podem incluir sangramento em torno do local , hemorragia interna devido aos danos da artéria femoral o que pode causar um hematoma, danos às artérias coronárias , resultando em uma lágrima, ritmos cardíacos anormais que ocorrem durante o procedimento e até mesmo insuficiência renal do contraste ou corante que é injetado nas artérias. As complicações mais sérias que podem ocorrer , apesar de raros, são acidente vascular cerebral e morte.
Os resultados
Dependendo dos resultados de um cateterismo cardíaco , o paciente e seu médico decidir sobre o tratamento . Se os bloqueios estão presentes , o médico pode decidir tratar o paciente com a medicação, angioplastia ( dilatação do vaso com um balão ) , implante de stent ( projetado para manter o vaso aberto ) ou cirurgia de revascularização miocárdica . Se as válvulas cardíacas estão com defeito , o paciente pode precisar de medicação , além de monitoramento ou a reparação da válvula ou cirurgia de substituição .
Muitos cardiologistas irão realizar uma angioplastia e /ou inserir um stent para corrigir eventuais bloqueios enquanto seu paciente está na laboratório de cateterismo , em vez de trazê-los de volta para um procedimento adicional .