Um estudo de 2009 da Universidade Estadual da Louisiana quantificou a importância de Omega -3 os ácidos graxos na prevenção de placas da artéria carótida de ruptura e liberando fragmentos que podem se mover para o cérebro e causar acidente vascular cerebral, acidente isquémico transitório ataques ( AIT) e perda da visão (ver referência 1).
A equipe de pesquisa foi liderada por Hernan Bazan , MD, professor assistente de cirurgia na LSU . Em colaboração com pesquisadores da Universidade de Yale , os cientistas examinaram as placas das artérias carótidas que foram removidos cirurgicamente. Aqueles com altos índices de inflamação e menos Omega- 3 os ácidos gordos eram mais propensos à ruptura. Assim, o aumento dos níveis de ômega -3 os ácidos gordos podem prevenir acidente vascular cerebral , diminuindo o risco de fratura.
O corpo humano não produz Omega- 3 os ácidos gordos suficientes para ter esse tipo de efeito terapêutico , mas o nível pode ser levantada por consumir peixes como o atum , salmão, arenque e truta --- ou de suplementos alimentares .
o papel da vitamina C
Vários estudos têm demonstrado que a vitamina C é crucial na reparação e cicatrização do interior de artérias coronárias e carótidas , a camada de células endoteliais ( ver referência 2 ) . Quando esta camada não é mantido corretamente pelo corpo, certas áreas do estresse mecânico pode se tornar o local para as lesões que iniciam o processo de aterosclerose.
Níveis adequados de vitamina C são necessários para o organismo a produzir colágeno, a substância utilizada em cicatrização de feridas e para a manutenção saudável dos vasos sanguíneos . Um estudo da Universidade de Mississippi liderada por Anthony Verlangieri , MD , descobriu que a vitamina C e E são necessários para o corpo para reparar e manter a camada endotelial no interior das artérias .
Comer alimentos como frutas e vegetais ricos em vitamina C e /ou tomar suplementos dietéticos podem fornecer os nutrientes necessários para ter artérias saudáveis.