O cateterismo cardíaco é o principal procedimento de angiografia cardíaca. Um tubo estreito e comprido , chamado cateter é inserido num vaso sanguíneo ou no braço ou na perna , geralmente na virilha . Utilizando imagiologia de raios - X , o cateter é avançado através do corpo para o coração e artérias coronárias . A máquina de raios- X grava um filme como um corante especial é introduzido que mostra o fluxo de sangue através das câmaras do coração e suas artérias. Este filme mostra quaisquer bloqueios ou estreitamento das artérias. Os filmes e fotos são usados para diagnosticar ou descartar a doença arterial coronária e outros problemas cardíacos. A continuação do tratamento pode ser feito ao mesmo tempo ou em uma data posterior .
Intravascular Ultrasound
ultra-som intravascular (IVUS ) , é um procedimento de imagem adicional para obter mais detalhada imagens do coração e artérias . Uma sonda de pequeno som é introduzido através do cateter e posicionada no centro próximo da ponta do cateter . Utilizando ondas sonoras de alta freqüência , a máquina de ultra-som pode produzir imagens detalhadas das paredes das artérias . Essas imagens ajudam a confirmar a localização exata e gravidade de placas nas artérias . Este procedimento é atualmente realizada apenas em centros de tratamento especializados .
Fluxo Fracionado de Reserva
Fluxo Fracionado de Reserva ( FFR ) , é outro procedimento , por vezes, realizada em conjunto com cateterismo cardíaco para obter um diagnóstico mais preciso. Um fio específico é inserido dentro do cateter e para o bloqueio . Remédio para dilatar o vaso sanguíneo é administrada , e o fio mede a pressão do fluxo de sangue . Um artigo em " New England Journal of Medicine " mostrou que a utilização do FFR além de cateterização cardíaca reduz os riscos de certas formas de ataque de coração e tratamentos repetidos . Como IVUS , FFR é realizado em centros de tratamento especializados.