aterosclerose nas artérias coronárias pode restringir o fluxo de sangue e oxigênio para o coração. O endurecimento destas artérias é conhecida como a doença cardíaca coronária . Um sintoma da aterosclerose nas artérias coronárias está passando por dores no peito , que pode se sentir como um aperto no coração ou no peito. Isso pode ocorrer após o esforço . Estas dores no peito são conhecidas como angina , e os sintomas podem ser flexibilizadas com medicação. No entanto, se a doença progride, ele terá de ser tratada com cirurgia .
Artérias carótidas
As artérias carótidas , que funcionam em ambos os lados do pescoço , a oferta o cérebro com sangue oxigenado . Bloqueio grave dessas artérias pode levar a acidente vascular cerebral. Antes de um acidente vascular cerebral grave , que é conhecido como um ataque isquêmico transitório (TIA) podem ocorrer. A TIA tem sintomas semelhantes a um acidente vascular cerebral , tais como a dificuldade com a fala ou movimento de um lado do corpo . Embora esses sintomas vão desaparecer dentro de uma hora ou assim, um AIT é um sinal de alerta muito sério de aterosclerose das artérias carótidas . O tratamento deve ser procurado imediatamente. Sintomas mais leves que podem ocorrer antes do AVC ou AIT são dores de cabeça, fraqueza em um lado ou tonturas . No entanto, por vezes, acidentes vasculares cerebrais ocorrem sem avisos ou sintomas prévios . Artérias
periféricos
artérias periféricas fornecer sangue para os membros e da pelve. Dor nos membros ou na pelve pode ser um sintoma precoce da aterosclerose nas artérias periféricas. A má circulação também é um sintoma , e pode ser indicado por dormência ou pulso fraco nos pés ou pulsos. A insuficiência de feridas para curar também pode ser um sintoma . Isto também pode ser perigosa , como a insuficiência de feridas para curar pode levar a infecções . Qualquer um desses sintomas deve ser discutido com um médico.