casa |  | Informação em Saúde >  | Condições Tratamentos | Queimaduras

Por que uma queimadura de segundo grau é mais grave do que uma queimadura de primeiro grau?

Queimaduras de segundo grau são mais graves que as queimaduras de primeiro grau porque se estendem além da epiderme (camada mais externa da pele) e atingem pelo menos uma parte da derme, a camada de pele logo abaixo da epiderme. Elas aparecem vermelhas e com bolhas e, como tal, também são chamadas de queimaduras com bolhas.

- Epiderme: É a camada externa protetora da pele que atua como barreira. Embora não tenha suprimento sanguíneo, contém a proteína queratina, que é resistente à água.
- Derme: É a camada mais espessa da pele abaixo da epiderme. Esta rede de tecido vivo contém vasos sanguíneos, folículos capilares, glândulas e terminações nervosas.

Como uma queimadura de segundo grau danifica a derme, envolve:
- Aumento da inflamação por causa de danos aos vasos sanguíneos da derme
- Dor intensa: as terminações nervosas da derme são altamente sensíveis à dor, portanto, uma queimadura de segundo grau é muito mais dolorosa.
- Aumento do risco de infecção :Como rompem a pele, as bolhas podem ser portas de entrada para vírus, bactérias e outros microorganismos.
- Tempos de cura mais longos: Dependendo da gravidade, pode levar até 8 semanas para que as queimaduras de segundo grau cicatrizem.
- Cicatrizes: Eles resultam em descoloração da pele, tecido cicatricial e perda potencial de textura e elasticidade da pele.