casa |  | Informação em Saúde >  | Condições Tratamentos | Queimaduras

Como deve ser tratada uma queimadura em um membro fraturado?

Caso ocorra uma queimadura em um membro fraturado, é fundamental procurar atendimento médico imediato. Enquanto espera por assistência profissional, você pode seguir estas etapas gerais para prestar os primeiros socorros:

1. Avaliação :
Certifique-se de que a pessoa esteja em um ambiente seguro, longe de perigos potenciais. Verifique a capacidade de resposta e o nível de consciência do indivíduo. Se necessário, ligue para ajuda médica de emergência (por exemplo, 911 ou número de emergência local).

2. Queimaduras:
- Remova com cuidado quaisquer roupas, joias ou acessórios que possam estar em contato direto com a queimadura. Tenha cuidado para não causar mais ferimentos ou dor.
- Evite estourar bolhas, pois elas proporcionam uma barreira protetora natural.
- Se a queimadura for leve e envolver apenas a camada externa da pele, enxágue a queimadura com água corrente limpa e fria por pelo menos 10 a 15 minutos. Isso pode ajudar a resfriar a área e reduzir o inchaço.
- Se a queimadura parecer grave ou profunda, não tente tratá-la sozinho. Ligue para assistência médica imediata.

3. Tala:
- Deixe as talas existentes no lugar. Se não houver tala e você tiver experiência, poderá improvisar uma tala para estabilizar o membro fraturado.
- Certifique-se de que a tala seja confortável, não aperte demais e não restrinja o fluxo sanguíneo para as extremidades.

4. Monitoramento :
- Fique de olho na condição do indivíduo. Monitore sua capacidade de resposta, respiração e nível de dor.

5. Cuidados Médicos:
- Enfatize a importância de procurar atendimento médico profissional. Queimaduras e fraturas requerem avaliação e tratamento médico adequado.

Nota :
- Lembre-se, o tratamento de queimaduras deve sempre ter precedência sobre o tratamento de fraturas. O foco principal deve ser a mitigação dos efeitos da queimadura. Deixe o gerenciamento de fraturas para os profissionais de saúde.

- Não aplique gelo, manteiga ou pasta de dente na queimadura, pois podem piorar a lesão e retardar a cicatrização.