casa | | Informação em Saúde > | Condições Tratamentos | Queimaduras
Por que você dá a vacina contra o tétano em um paciente queimado?
O tétano é uma infecção bacteriana grave que pode causar espasmos musculares e até a morte. É causada por uma bactéria chamada Clostridium tetani, frequentemente encontrada no solo, poeira e esterco. O tétano pode entrar no corpo através de qualquer lesão na pele, incluindo queimaduras.
Pacientes queimados correm um risco maior de contrair tétano porque as queimaduras podem fornecer um ambiente ideal para o crescimento da bactéria. Além disso, os pacientes queimados podem não conseguir limpar adequadamente as feridas, o que pode aumentar ainda mais o risco de infecção.
A vacina contra o tétano é administrada em pacientes queimados para protegê-los desta infecção grave. A vacina funciona estimulando o corpo a produzir anticorpos contra a bactéria do tétano. Esses anticorpos podem então ajudar a impedir que as bactérias causem infecções.
A vacina contra o tétano é normalmente administrada em uma série de três injeções. O primeiro tiro é dado o mais rápido possível após a queimadura. A segunda e a terceira injeções são aplicadas 4 a 8 semanas e 6 a 12 meses após a primeira injeção, respectivamente.
A vacina contra o tétano é muito eficaz na prevenção da infecção pelo tétano. Contudo, é importante ressaltar que a vacina não confere proteção completa. Ainda é possível que indivíduos vacinados contraiam tétano se forem expostos a uma grande quantidade da bactéria.