casa | | Informação em Saúde > | Condições Tratamentos | Bulimia
Por que seus arrotos cheiram?
O cheiro de arrotos é causado pela liberação de gases do estômago. Esses gases são produzidos pela decomposição dos alimentos e pela ação de bactérias no intestino. O cheiro dos arrotos pode variar dependendo do tipo de alimento ingerido e também das bactérias intestinais do indivíduo. Alguns alimentos comuns que podem causar arrotos fedorentos incluem cebola, alho, repolho e feijão.
Os gases liberados durante o arroto podem incluir sulfeto de hidrogênio, metano e dióxido de carbono. O sulfeto de hidrogênio é um gás incolor com odor forte e desagradável. É produzido pela decomposição de compostos contendo enxofre nos alimentos. O metano é um gás incolor e inodoro produzido pela decomposição de carboidratos. O dióxido de carbono é um gás incolor e inodoro produzido pela decomposição de compostos contendo carbono nos alimentos.
O cheiro dos arrotos também pode ser afetado pela saúde do indivíduo. Certas condições médicas, como doença do refluxo gastroesofágico (DRGE) e síndrome do intestino irritável (SII), podem causar arrotos fedorentos. Estas condições podem causar um aumento na produção de gases no estômago e intestino, bem como uma diminuição na capacidade do corpo de decompor os alimentos.
Na maioria dos casos, arrotos fedorentos não são motivo de preocupação. Eles são simplesmente um sinal de que o corpo está decompondo os alimentos e liberando gases. No entanto, se você estiver apresentando arrotos fedorentos frequentes ou graves, é importante consultar um médico para descartar quaisquer condições médicas subjacentes.