casa |  | Informação em Saúde >  | Condições Tratamentos | osso quebrado

Por que é feito um transplante de medula óssea?

Um transplante de medula óssea (TMO) é um procedimento no qual células-tronco saudáveis ​​são introduzidas no corpo de um paciente para substituir células-tronco doentes ou danificadas. Aqui estão algumas das razões pelas quais um transplante de medula óssea é realizado:

1. Para tratar certos tipos de câncer: O TMO é comumente usado para tratar cânceres do sangue, como leucemia, linfoma e mieloma múltiplo. Nestes casos, a medula óssea doente do próprio paciente é destruída através de quimioterapia ou radioterapia em altas doses, e células-tronco saudáveis ​​de um doador são infundidas para ajudar a reconstruir a medula óssea e o sistema imunológico.

2. Para tratar doenças do sangue: O TMO também é usado para tratar certas doenças sanguíneas não cancerosas, como anemia aplástica grave (SAA) e doença falciforme. Na SAA, a medula óssea não consegue produzir novas células sanguíneas suficientes, enquanto na doença falciforme, a hemoglobina anormal faz com que os glóbulos vermelhos se tornem em forma de foice e bloqueiem os vasos sanguíneos. O TMO pode ajudar a restaurar a produção saudável de células sanguíneas nessas condições.

3. Para corrigir deficiências do sistema imunológico: O TMO pode ser realizado para tratar distúrbios graves do sistema imunológico, como a imunodeficiência combinada grave (SCID). SCID é uma doença genética rara que afeta o desenvolvimento das células do sistema imunológico, deixando os indivíduos altamente suscetíveis a infecções. O TMO pode ajudar a fornecer um sistema imunológico saudável.

4. Para tratar doenças genéticas: O TMO pode ser usado para tratar certas doenças genéticas que afetam o sangue ou a medula óssea. Por exemplo, pode ser usado para tratar doenças como talassemia e anemia de Fanconi.

5. Como tratamento de pesquisa: O TMO também é usado em certos tratamentos experimentais ou de pesquisa, como terapia genética ou transplante de células-tronco geneticamente modificadas.

É importante observar que o transplante de medula óssea é um procedimento complexo com riscos e complicações potenciais, e só é considerado quando outras opções de tratamento falharam ou não são adequadas.