casa | | Informação em Saúde > | Condições Tratamentos | osso quebrado
O surto de crescimento é afetado se a pessoa quebrou ambos os fêmures quando era mais jovem?
Sim, os surtos de crescimento podem ser afetados se uma pessoa quebrar os dois fêmures quando era mais jovem. Os fêmures são os ossos mais longos do corpo e desempenham um papel vital no crescimento. Quando quebrados, podem interromper o processo normal de crescimento e levar a um surto de crescimento atrofiado ou atrasado.
A razão para isso é que quando os fêmures são quebrados, isso danifica as placas de crescimento localizadas nas extremidades dos ossos. Estas placas de crescimento são responsáveis pelo crescimento ósseo e, se estiverem danificadas, podem inibir a sua capacidade de produzir novo tecido ósseo. Como resultado, o crescimento da pessoa pode ser retardado ou totalmente interrompido.
A extensão em que o crescimento de uma pessoa é afetado por uma fratura de fêmur depende de vários fatores, incluindo a gravidade da fratura e a idade da pessoa no momento da lesão. Em geral, quanto mais jovem for a pessoa quando quebrar o fêmur, maior será o impacto no seu crescimento.
Em alguns casos, uma pessoa que quebra ambos os fêmures pode apresentar uma condição chamada “baixa estatura”, em que eles são significativamente mais baixos do que a altura média para sua idade. Em outros casos, o surto de crescimento pode ser retardado, mas eventualmente a pessoa atingirá a altura normal de adulto.
É importante observar que é improvável que quebrar um fêmur tenha um impacto significativo no crescimento. No entanto, quebrar ambos os fêmures pode potencialmente fazer com que os surtos de crescimento sejam atrofiados ou retardados. Se você quebrou ambos os fêmures, é importante conversar com seu médico sobre como isso pode afetar seu crescimento e monitorar de perto o crescimento de seu filho.