casa |  | Informação em Saúde >  | Condições Tratamentos | tumores cerebrais

Quantas lesões cerebrais ocorrem na leucoencefalopatia multifocal progressiva?

A leucoencefalopatia multifocal progressiva (LMP) é uma infecção cerebral rara, mas grave, causada pelo vírus JC (JCV). JCV é um tipo de poliomavírus, que é um grupo de vírus que também inclui o vírus BK e o vírus símio 40 (SV40). A LMP normalmente ocorre em pessoas com sistema imunológico enfraquecido, como pessoas com AIDS, leucemia ou linfoma.

A LMP é caracterizada pelo desenvolvimento de múltiplas lesões no cérebro. Essas lesões estão normalmente localizadas na substância branca do cérebro, que é o tecido que conecta as diferentes partes do cérebro. As lesões podem variar em tamanho, de alguns milímetros a vários centímetros.

O número de lesões que ocorrem com LMP pode variar de pessoa para pessoa. Algumas pessoas podem ter apenas algumas lesões, enquanto outras podem ter dezenas ou até centenas de lesões. O número de lesões não está necessariamente correlacionado com a gravidade da doença. Algumas pessoas com um pequeno número de lesões podem apresentar sintomas graves, enquanto outras com um grande número de lesões podem apresentar apenas sintomas leves.

Os sintomas da LMP podem variar dependendo da localização e do tamanho das lesões. Os sintomas comuns incluem:

* Dificuldade de pensamento e memória
* Fraqueza ou paralisia de um lado do corpo
*Problemas de visão
* Problemas de fala
* Convulsões

A LMP é uma doença progressiva, o que significa que piora com o tempo. Não há cura para a LMP, mas o tratamento pode ajudar a retardar a progressão da doença e melhorar os sintomas. As opções de tratamento incluem medicamentos antivirais, esteróides e plasmaférese.

A LMP é uma doença grave, mas é importante lembrar que é rara. A maioria das pessoas com sistema imunológico enfraquecido não desenvolve LMP. Se você está preocupado com o risco de LMP, converse com seu médico.