casa | | Informação em Saúde > | Condições Tratamentos | tumores cerebrais
O que é neuroblastoma?
Neuroblastoma é um tipo de câncer que se desenvolve no sistema nervoso simpático. Essa complexa rede de nervos corre ao longo da coluna e se ramifica para alcançar órgãos vitais, como coração, pulmões, estômago e glândulas supra-renais.
O neuroblastoma afecta principalmente crianças pequenas, sendo responsável por aproximadamente 15% de todos os cancros diagnosticados em crianças com menos de um ano de idade. Pode ocorrer antes do nascimento (neuroblastoma congênito) ou desenvolver-se nos primeiros anos de vida. A maioria dos casos é diagnosticada antes da criança completar cinco anos de idade.
As origens do neuroblastoma remontam aos estágios iniciais do desenvolvimento embrionário, envolvendo especificamente células conhecidas como “neuroblastos”. Durante a formação do embrião, os neuroblastos proliferam e eventualmente se transformam em células nervosas maduras. Em indivíduos com neuroblastoma, uma mutação genética faz com que os neuroblastos normais se multipliquem incontrolavelmente e formem uma massa tumoral.
Os sinais e sintomas do neuroblastoma podem variar dependendo da localização do tumor e da extensão do seu crescimento. Os sinais comuns incluem massa abdominal indolor, dor óssea, febre, irritabilidade e perda de peso. Além disso, alguns neuroblastomas podem liberar hormônios que levam ao aumento da pressão arterial ou à diarreia.
A detecção precoce e o tratamento imediato são cruciais no combate ao neuroblastoma. Quando diagnosticado numa fase inicial, o neuroblastoma pode ter uma taxa de cura relativamente elevada, especialmente se o tumor estiver contido e não se espalhar. As opções de tratamento geralmente envolvem cirurgia para remover o tumor, juntamente com terapias adicionais, como quimioterapia, radioterapia, imunoterapia e transplante de células-tronco.