O fator de risco mais predominante para meduloblastoma é a idade. E com esse tipo de câncer , é mais propensos a desenvolver cada vez mais cedo , geralmente durante a infância. Segundo a Sociedade Americana de Oncologia Clínica , a maioria dos casos de meduloblastoma são vistos sob a idade de oito anos . Desse total, metade desenvolver nos primeiros seis anos de vida de uma criança.
Sex
Outro fator de risco predominante para meduloblastoma é o sexo. Este tipo de câncer é visto com mais freqüência em meninos do que meninas . Mas desde que a causa real do tumor maligno é desconhecido , a razão para a predominância no sexo masculino ainda é desconhecida.
Raça
sua raça pode também colocá-lo em um risco maior de desenvolver um tumor maligno. A maioria dos casos desse tipo de câncer são vistos dentro do demográfica branco. Isso não quer dizer que outras raças não vai desenvolver esta condição ,. Ele só não é tão provável
Genetics
Apesar de não ser tão comum como idade, sexo e raça, sua genética também pode contribuir para os seus fatores de risco. Em alguns casos de tumores do cérebro , uma história familiar está presente , tornando a pessoa mais susceptível ou propenso para o seu desenvolvimento . Entretanto, apenas porque um membro da família sofre de um tumor no cérebro não significa que você ( ou seu filho ) vai desenvolver automaticamente uma massa maligna . Ele simplesmente coloca em um risco maior.
Recorrência
Com meduloblastoma, há também um risco de recorrência . Mas este risco é baseado em alguns fatores , como idade , localização, palco e sucesso do tratamento inicial. Quando uma criança é mais jovem ( com idade inferior a três), o tumor está localizado em outra área do cérebro diferente da base , o câncer não foi totalmente removido e que se espalhou para outras áreas do corpo , o risco de recorrência é muito maior.