casa | | Informação em Saúde > | Condições Tratamentos | Cérebro Sistema Nervoso
Quão rápido estão seus nervos?
As células nervosas normalmente transmitem impulsos elétricos a velocidades que variam de 0,5 metros por segundo (m/s) a 120 m/s, dependendo do tipo de fibra nervosa e de sua mielinização.
Aqui está uma análise das velocidades de condução nervosa:
1.
Fibras Nervosas Amielinizadas: Estes não possuem bainha de mielina, uma camada isolante que acelera a transmissão do sinal elétrico. As fibras nervosas amielínicas conduzem impulsos a velocidades em torno de 0,5 a 2 m/s.
2.
Fibras Nervosas Mielinizadas: Estes possuem uma bainha de mielina, que permite uma transmissão mais rápida de sinais elétricos. As fibras nervosas mielinizadas podem conduzir impulsos a velocidades que variam de 10 m/s a 120 m/s. A espessura da bainha de mielina e a distância internodal (distância entre os nodos de Ranvier, onde a bainha de mielina é interrompida) afetam a velocidade de condução.
3.
Condução Saltatória: Nas fibras nervosas mielinizadas, os sinais elétricos saltam de um nódulo de Ranvier para o seguinte em um processo denominado condução saltatória. Este mecanismo permite uma transmissão de sinais muito mais rápida em comparação com a propagação contínua em fibras amielínicas.
As fibras nervosas mais rápidas do corpo humano são encontradas no nervo ciático, que desce pela parte posterior da perna. Essas fibras podem conduzir impulsos elétricos a velocidades de até 120 m/s.
É importante notar que as velocidades de condução também podem ser influenciadas por fatores como temperatura, estado metabólico e certas condições médicas que afetam a função nervosa.