casa |  | Informação em Saúde >  | Condições Tratamentos | Cérebro Sistema Nervoso

Origem embrionária dos hemisférios cerebrais?

Os hemisférios cerebrais, a parte mais superior e maior do cérebro, originam-se do prosencéfalo, a parte mais anterior do tubo neural durante o desenvolvimento embrionário. O prosencéfalo dá origem ao prosencéfalo, que se diferencia ainda nos hemisférios cerebrais, no diencéfalo e nas vesículas ópticas.

Aqui está uma explicação detalhada da origem embrionária dos hemisférios cerebrais:

1. Tubo Neural: Durante a terceira semana de desenvolvimento embrionário, o processo de neurulação leva à formação do tubo neural, estrutura oca que dá origem ao sistema nervoso central. A extremidade anterior do tubo neural é chamada de prosencéfalo.

2. Prosencéfalo: O prosencéfalo é ainda dividido em três regiões:o telencéfalo, o diencéfalo e as vesículas ópticas. O telencéfalo é a parte mais anterior e dá origem aos hemisférios cerebrais.

3. Vesículas Cerebrais: À medida que o embrião continua a se desenvolver, o telencéfalo sofre novas divisões, resultando na formação de duas vesículas cerebrais. Essas vesículas representam os primeiros rudimentos dos futuros hemisférios cerebrais.

4. Placa Cortical: Dentro de cada vesícula cerebral, as paredes ficam mais espessas, dando origem à placa cortical. Esta placa consiste em células progenitoras neurais que eventualmente se diferenciarão em vários tipos de neurônios e células gliais, formando o córtex cerebral.

5. Ventrículos laterais: À medida que os hemisférios cerebrais continuam a se expandir e a dobrar, as cavidades centrais das vesículas cerebrais aumentam e tornam-se conhecidas como ventrículos laterais. Eles são revestidos por células ependimárias, que atuam como uma barreira protetora.

6. Gyri e Sulci: A superfície dos hemisférios cerebrais passa por uma série de processos de dobramento e convolução. Essas dobras são chamadas de giros e os sulcos entre elas são conhecidos como sulcos. Este complexo padrão de dobramento aumenta a área de superfície do cérebro, permitindo maiores capacidades de processamento cognitivo.

7. Diferenciação: Os hemisférios cerebrais se diferenciam ainda em regiões distintas, cada uma responsável por funções específicas. Estes incluem o lobo frontal, o lobo parietal, o lobo temporal e o lobo occipital. Várias estruturas cerebrais, como o hipocampo, a amígdala e os gânglios da base, também se desenvolvem nos hemisférios cerebrais.

Através destes processos de desenvolvimento, os hemisférios cerebrais tornam-se as partes mais complexas e altamente evoluídas do cérebro. Eles são responsáveis ​​por uma ampla gama de funções, incluindo cognição, linguagem, memória, emoções, tomada de decisões e processamento sensorial, tornando-os essenciais para nossas experiências intelectuais e emocionais.