casa | | Informação em Saúde > | Condições Tratamentos | Cérebro Sistema Nervoso
O que determina se a resposta de um neurônio receptor é excitatória ou inibitória?
Se a resposta de um neurônio receptor é excitatória ou inibitória é determinada pelo neurotransmissor que o neurônio pré-sináptico libera e pelos receptores que o neurônio receptor expressa.
Neurotransmissores excitatórios :quando um neurônio pré-sináptico libera um neurotransmissor excitatório, como o glutamato, ele se liga a receptores no neurônio receptor que permitem que íons carregados positivamente (como íons de sódio) fluam para dentro da célula. Esse influxo de íons positivos despolariza o neurônio, aumentando a probabilidade de disparar um potencial de ação.
Neurotransmissores inibitórios :Quando um neurônio pré-sináptico libera um neurotransmissor inibitório, como GABA ou glicina, ele se liga a receptores no neurônio receptor que permitem que íons carregados negativamente (como íons cloreto) fluam para dentro da célula ou íons carregados positivamente (como íons potássio) fluir para fora da célula. Este efluxo de íons positivos ou influxo de íons negativos hiperpolariza o neurônio, tornando-o menos propenso a disparar um potencial de ação.
O efeito líquido das entradas excitatórias e inibitórias que um neurônio recebe determina sua taxa de disparo. Se as entradas excitatórias forem mais fortes que as inibitórias, o neurônio disparará um potencial de ação. Se as entradas inibitórias forem mais fortes que as excitatórias, o neurônio não disparará um potencial de ação.