casa | | Informação em Saúde > | Condições Tratamentos | Cérebro Sistema Nervoso
Por que a homeostase é tão importante em termos do sistema nervoso autônomo?
A homeostase é a capacidade do corpo de manter um ambiente interno relativamente estável, apesar das flutuações no ambiente externo. É essencial para o bom funcionamento das células, tecidos e órgãos e é fortemente regulado pelo sistema nervoso autônomo (SNA).
O SNA é uma divisão do sistema nervoso periférico que controla funções involuntárias, como frequência cardíaca, pressão arterial, digestão e respiração. É dividido em dois ramos:o sistema nervoso simpático (SNS) e o sistema nervoso parassimpático (SNP).
O SNS é responsável por mobilizar o corpo para a atividade, enquanto o SNP é responsável por conservar energia e promover descanso e digestão. Esses dois ramos do SNA trabalham juntos para manter a homeostase, regulando uma variedade de processos fisiológicos, incluindo:
* Frequência cardíaca:O SNA controla a frequência cardíaca aumentando ou diminuindo a atividade do nó sinoatrial (nó SA), que é o marca-passo natural do coração.
* Pressão arterial:O SNA controla a pressão arterial regulando o diâmetro dos vasos sanguíneos. Quando a pressão arterial cai, o SNA contrai os vasos sanguíneos para aumentar a pressão, enquanto quando a pressão arterial aumenta, o SNA dilata os vasos sanguíneos para diminuir a pressão.
* Respiração:O ANS controla a frequência e a profundidade da respiração. Quando o corpo precisa de mais oxigênio, o SNA aumenta a frequência e a profundidade da respiração, enquanto quando o corpo tem oxigênio suficiente, o SNA diminui a frequência e a profundidade da respiração.
* Digestão:O SNA controla a secreção de enzimas digestivas e o movimento dos alimentos através do trato digestivo. Quando o alimento é consumido, o SNA aumenta a secreção de enzimas digestivas e o movimento dos alimentos através do trato digestivo, enquanto quando o alimento não é consumido, o SNA diminui a secreção de enzimas digestivas e o movimento dos alimentos através do trato digestivo.
Estes são apenas alguns exemplos dos muitos processos fisiológicos que são regulados pelo SNA para manter a homeostase. Ao trabalhar em conjunto para manter um ambiente interno estável, o ANS garante que o corpo possa funcionar adequadamente e responder adequadamente às mudanças no ambiente externo.