casa | | Informação em Saúde > | Condições Tratamentos | Cérebro Sistema Nervoso
Como a poliomielite afeta o sistema músculo-esquelético?
A poliomielite, ou poliomielite, é uma doença infecciosa causada pelo poliovírus. A gravidade pode variar desde uma doença leve até paralisia. Em casos graves, a poliomielite pode causar danos permanentes ao sistema nervoso, incluindo músculos e articulações.
Efeitos no sistema músculo-esquelético A poliomielite pode afetar o sistema músculo-esquelético de diversas maneiras. O efeito mais comum é a fraqueza muscular, que pode variar de leve a grave. A fraqueza muscular pode causar dificuldade para andar, ficar em pé e subir escadas. Em casos graves, pode até causar paralisia.
A poliomielite também pode causar dores nas articulações, rigidez e deformidades. Esses problemas geralmente são causados por danos aos nervos que controlam os músculos ao redor das articulações. Em alguns casos, as articulações podem ficar permanentemente danificadas.
Tratamento Não há cura para a poliomielite, mas a doença pode ser prevenida com uma vacina. A vacina contra a poliomielite é uma das vacinas mais eficazes disponíveis e é altamente recomendada para todos.
O tratamento da poliomielite concentra-se no alívio dos sintomas e na prevenção de complicações. A fisioterapia pode ajudar a fortalecer os músculos enfraquecidos e melhorar a flexibilidade. A terapia ocupacional pode ajudar as pessoas a aprender como realizar as tarefas diárias, apesar de suas deficiências. A cirurgia pode ser necessária para corrigir deformidades ou melhorar a função.
Prognóstico O prognóstico para pessoas com poliomielite depende da gravidade dos sintomas. A maioria das pessoas que tem poliomielite leve se recupera totalmente. No entanto, as pessoas que têm poliomielite grave podem ter deficiências permanentes.
Prevenção da poliomielite A melhor maneira de prevenir a poliomielite é vacinar-se. A vacina contra a poliomielite está disponível em duas formas:oral e injetável. A vacina oral contra a poliomielite é administrada em um cubo de açúcar, enquanto a vacina injetável contra a poliomielite é administrada como uma injeção. A vacina oral contra a poliomielite é mais comumente usada nos Estados Unidos.
A vacina contra a poliomielite é muito segura e eficaz. Recomenda-se que todos sejam vacinados contra a poliomielite, independentemente da idade.