casa | | Informação em Saúde > | Condições Tratamentos | Cérebro Sistema Nervoso
A transmissão do potencial de ação é mais rápida em neurônios mielinizados?
Sim, a transmissão do potencial de ação é muito mais rápida nos neurônios mielinizados. A mielinização é uma camada isolante que envolve o axônio de um neurônio, permitindo uma transmissão mais rápida de sinais elétricos conhecidos como potenciais de ação.
Veja por que a mielinização aumenta a velocidade de transmissão do potencial de ação:
1.
Condução Saltatória :Os neurônios mielinizados exibem um processo denominado condução saltatória, onde o potencial de ação "salta" de um segmento mielinizado (nó de Ranvier) para o próximo. Isto contrasta com a propagação contínua em neurônios amielínicos.
2.
Capacitância reduzida :A bainha de mielina atua como uma camada isolante, diminuindo a capacitância da membrana do neurônio. A capacitância mais baixa reduz a quantidade de carga necessária para despolarizar a membrana, levando a potenciais de ação mais rápidos.
3.
Aumento da resistência da membrana :A mielina também aumenta a resistência da membrana neuronal, evitando o vazamento de íons e preservando a força do potencial de ação à medida que ele viaja ao longo do axônio.
Como resultado desses fatores, os potenciais de ação viajam muito mais rápido nos neurônios mielinizados em comparação com os não mielinizados. Isto permite uma comunicação eficiente e de longa distância dentro do sistema nervoso, facilitando a rápida transmissão de sinais entre diferentes partes do corpo.