casa | | Informação em Saúde > | Condições Tratamentos | Cérebro Sistema Nervoso
Como funciona o fórnice no cérebro?
O fórnice é uma faixa de substância branca em forma de C que faz parte do sistema límbico, um grupo de estruturas cerebrais interconectadas que controla as respostas emocionais, o aprendizado e a memória. Os fórnices medial e lateral unem-se logo acima da comissura posterior para formar uma estrutura de substância branca em forma de pilar; a cruz ou pilar do fórnice.
O fórnice então se espalha para formar o corpo do fórnice. A cruz e o corpo do fórnice estão localizados logo inferior e anterior ao corpo caloso. Na face mais superior e posterior do fórnice, o corpo dá origem às estrias terminais, que seguem até o hipocampo. O fórnix é, portanto, uma via importante que conecta o hipocampo ao hipotálamo, ao prosencéfalo basal e à área septal.
O fórnice funciona como o principal trato de saída do hipocampo, transportando sinais para estruturas do diencéfalo, principalmente para os corpos mamilares do hipotálamo. Os sinais que surgem na região CA1 do hipocampo são transportados através de colaterais de Schaffer que terminam no subículo. A partir daí, os sinais são transportados pela via alvear, que continua como a fímbria que finalmente se torna o corpo do fórnice. O fórnice conecta assim o hipocampo e o córtex entorrinal, que fornece informações sensoriais ao hipocampo, ao hipotálamo, ao tálamo, ao prosencéfalo basal e à área septal.