casa | | Informação em Saúde > | Condições Tratamentos | Cérebro Sistema Nervoso
Por que o sistema nervoso simpático tem efeito generalizado enquanto o parassimpático tem efeito localizado?
Sistema Nervoso Simpático (SNS) :
-
Efeito generalizado: O SNS é responsável pela resposta de “lutar ou fugir” do corpo, que envolve uma ativação generalizada dos nervos simpáticos. Isto resulta num efeito generalizado em todo o corpo, como aumento da frequência cardíaca, dilatação dos vasos sanguíneos nos músculos esqueléticos e inibição da digestão.
Sistema Nervoso Parassimpático (SNP): -
Efeito localizado: O SNP está envolvido em atividades de “repouso e digestão” e geralmente tem efeitos mais localizados em órgãos ou tecidos específicos. Ele controla funções como digestão, salivação e micção. O PNS normalmente funciona em oposição ao SNS, neutralizando os seus efeitos.
Motivos para diferenças nos efeitos: 1.
Padrão de inervação: O SNS tem ampla distribuição por todo o corpo, com nervos simpáticos inervando a maioria dos órgãos e tecidos. Em contraste, o SNP inerva principalmente órgãos e glândulas específicos. Esta diferença nos padrões de inervação contribui para os efeitos generalizados do SNS e para os efeitos localizados do SNP.
2.
Liberação de neurotransmissores: O SNS libera principalmente norepinefrina como neurotransmissor, enquanto o SNP libera principalmente acetilcolina. A noradrenalina pode se espalhar mais amplamente e afetar múltiplos órgãos e tecidos, contribuindo para os efeitos generalizados do SNS. Por outro lado, a acetilcolina tem ação mais localizada, levando aos efeitos direcionados do SNP.
3.
Distribuição do receptor: A distribuição e a sensibilidade dos receptores para norepinefrina e acetilcolina também desempenham um papel na determinação dos efeitos generalizados versus localizados do SNS e do SNP.
É importante notar que embora o SNS e o SNP geralmente tenham efeitos diferentes, eles trabalham juntos para manter o equilíbrio geral do corpo (homeostase), regulando vários processos fisiológicos.