casa |  | Informação em Saúde >  | Condições Tratamentos | Cérebro Sistema Nervoso

Quais são os efeitos do álcool no sistema nervoso?

Efeitos do álcool no sistema nervoso

O álcool é um depressor, o que significa que retarda o funcionamento do sistema nervoso central (SNC). O SNC é responsável por controlar funções como respiração, frequência cardíaca e movimento. O álcool também pode prejudicar o julgamento, a coordenação e a fala.

Como o álcool afeta o cérebro?

O álcool se liga a receptores no cérebro, incluindo os receptores NMDA e GABA. Os receptores NMDA são responsáveis ​​pela memória e aprendizagem, enquanto os receptores GABA são responsáveis ​​por inibir (ou acalmar) a atividade dos neurônios. Quando o álcool se liga a esses receptores, pode alterar sua função e levar aos efeitos da intoxicação alcoólica.

Efeitos do álcool a curto prazo

Os efeitos de curto prazo do álcool podem incluir:

* Visão turva
* Coordenação prejudicada
* Fala arrastada
* Tontura
* Náusea
* Vômito
* Confusão
* Sonolência

Efeitos do álcool a longo prazo

Os efeitos a longo prazo do álcool podem incluir:

* Danos no fígado
* Doença cardíaca
* AVC
* Câncer
* Demência
* Dependência de álcool

Impacto do álcool no comportamento

O álcool também pode afetar o comportamento. Por exemplo, as pessoas que bebem álcool podem ter maior probabilidade de se envolver em comportamentos sexuais de risco, entrar em brigas ou dirigir embriagadas.

Bebida e vício

O álcool pode causar dependência, o que significa que as pessoas que bebem podem desenvolver dependência física da substância. Isso pode dificultar a parada de beber, mesmo que a pessoa queira.

Conclusão

O álcool é uma droga psicoativa que pode ter vários efeitos negativos no sistema nervoso. É importante estar ciente dos riscos potenciais do uso de álcool e beber com responsabilidade.