casa | | Informação em Saúde > | Condições Tratamentos | Cérebro Sistema Nervoso
Qual é a estrutura do sistema nervoso autônomo?
Estrutura do Sistema Nervoso Autônomo O sistema nervoso autônomo (SNA) é uma parte do sistema nervoso periférico que controla as funções involuntárias do corpo, como frequência cardíaca, digestão e respiração. A ANS está dividida em dois ramos:
*
Sistema nervoso simpático (SNS) :Este ramo da ANS é responsável por preparar o corpo para a atividade física e responder ao estresse.
*
Sistema nervoso parassimpático (SNP) :Este ramo do SNA é responsável por desacelerar o corpo e conservar energia.
O SNA é composto por uma rede de nervos e gânglios (aglomerados de células nervosas) localizados por todo o corpo. O sistema nervoso simpático se origina na medula espinhal e viaja para o corpo através de uma cadeia de gânglios chamada cadeia simpática. O sistema nervoso parassimpático origina-se no tronco cerebral e viaja para o corpo através de vários nervos cranianos e através de uma rede de gânglios localizados nas paredes dos órgãos.
O SNA funciona liberando neurotransmissores, que são mensageiros químicos que transmitem sinais de uma célula nervosa para outra. Os principais neurotransmissores do sistema nervoso simpático são a norepinefrina e a epinefrina (adrenalina). Os principais neurotransmissores do sistema nervoso parassimpático são a acetilcolina e o óxido nítrico.
O SNA é importante para manter a homeostase ou o equilíbrio interno do corpo. Ao regular as funções involuntárias, o SNA ajuda a manter o bom funcionamento do corpo.