casa |  | Informação em Saúde >  | Condições Tratamentos | Cérebro Sistema Nervoso

Onde ocorrem as sinapses na medula espinhal?

A medula espinhal é um feixe longo e cilíndrico de tecido nervoso que se estende do tronco cerebral até a parte inferior das costas. É responsável pela transmissão de sinais entre o cérebro e o resto do corpo e também controla alguns reflexos.

Sinapses são junções entre dois neurônios, onde os sinais são transmitidos de um neurônio para outro. Na medula espinhal, as sinapses ocorrem na substância cinzenta, localizada no centro da medula espinhal. A substância cinzenta contém os corpos celulares dos neurônios, bem como dendritos e axônios, que são extensões dos neurônios que transmitem sinais.

A substância branca, localizada na parte externa da medula espinhal, contém feixes de axônios que transmitem sinais para cima e para baixo na medula espinhal. As sinapses não ocorrem na substância branca.

A localização específica das sinapses na medula espinhal depende do tipo de neurônio envolvido. Por exemplo, as sinapses entre neurônios sensoriais e neurônios motores ocorrem no corno ventral da medula espinhal, enquanto as sinapses entre interneurônios ocorrem no corno dorsal.