casa |  | Informação em Saúde >  | Condições Tratamentos | Cérebro Sistema Nervoso

Qual é o teste de velocidade de condução nervosa?

O teste de velocidade de condução nervosa (NCV) é um procedimento diagnóstico usado para avaliar a saúde e a função dos nervos. Ele mede a rapidez com que os sinais elétricos viajam ao longo dos nervos.

Procedimento

Durante um teste de velocidade de condução nervosa, pequenos eletrodos são colocados na pele sobre o nervo que está sendo testado. Eletrodos adicionais são colocados na pele próxima, bem como no músculo que o nervo controla (se for aplicável). Os eletrodos enviam e recebem impulsos elétricos pequenos e indolores. Os impulsos viajam através do nervo e sua velocidade é medida.

Os eletrodos colocados na pele próximos ao primeiro eletrodo estão próximos o suficiente para captar a atividade elétrica e medir quanto tempo leva para o impulso chegar até eles. Isso ajuda a calcular a velocidade com que o sinal elétrico está viajando ao longo do nervo.

Interpretação

A velocidade de condução nervosa pode variar dependendo do tipo de nervo e de sua localização no corpo. Os resultados do teste são comparados com valores normais para aquele nervo específico, o que pode ajudar a determinar se o nervo está funcionando corretamente ou se há dano ou disfunção.

Usos e eficácia

Os testes NCV são usados ​​para avaliar uma variedade de condições que afetam os nervos, incluindo:
- Síndrome do túnel do carpo
- Síndrome de Guillain-Barré
- Esclerose múltipla
- Nervos comprimidos
- Neuropatia periférica (danos aos nervos fora do cérebro e da medula espinhal)

Os testes de velocidade de condução nervosa são geralmente seguros e bem tolerados. No entanto, podem ser desconfortáveis ​​para algumas pessoas e pode haver algum desconforto leve durante ou após o teste. Também pode haver riscos potenciais decorrentes do uso de agulhas ou impulsos elétricos.

Os testes NCV são frequentemente realizados juntamente com outros testes de diagnóstico, como a eletromiografia (EMG), para obter uma avaliação mais abrangente da função nervosa e muscular.