casa |  | Informação em Saúde >  | Condições Tratamentos | Cérebro Sistema Nervoso

Como o sangue se move no sistema circulatório de um sapo adulto?

O sistema circulatório de uma rã adulta é um circuito único e fechado. O coração bombeia o sangue através de vasos chamados artérias para os pulmões e tecidos do corpo. O sangue então retorna ao coração através de vasos chamados veias.

O coração da rã possui três câmaras:dois átrios (singular, átrio) e um ventrículo. Os átrios são as câmaras superiores do coração e o ventrículo é a câmara inferior. O átrio direito recebe sangue dos tecidos do corpo e o átrio esquerdo recebe sangue dos pulmões. O ventrículo bombeia o sangue para os tecidos do corpo e para os pulmões.

O sistema circulatório da rã é semelhante ao sistema circulatório de outros vertebrados, mas existem algumas diferenças importantes. Por exemplo, os sapos não têm artéria coronária, que é uma artéria que fornece sangue ao músculo cardíaco. Em vez disso, o músculo cardíaco da rã recebe sangue do ventrículo.

O sistema circulatório da rã também está adaptado ao estilo de vida da rã. As rãs são anfíbios, o que significa que podem viver tanto na água como na terra. Quando um sapo está na água, sua pele absorve o oxigênio da água. Quando um sapo está em terra firme, seus pulmões absorvem o oxigênio do ar. O sistema circulatório da rã ajuda a transportar oxigênio da pele e dos pulmões para os tecidos do corpo.

Aqui está uma visão mais detalhada de como o sangue se move no sistema circulatório de um sapo adulto:

1. O átrio direito recebe sangue dos tecidos do corpo.
2. O átrio direito se contrai e bombeia o sangue para o ventrículo.
3. O ventrículo se contrai e bombeia o sangue para os pulmões e tecidos do corpo.
4. O sangue retorna ao coração pelas veias.
5. O átrio esquerdo recebe sangue dos pulmões.
6. O átrio esquerdo se contrai e bombeia o sangue para o ventrículo.
7. O ventrículo se contrai e bombeia o sangue para os tecidos do corpo.

Esse ciclo se repete continuamente e garante que os tecidos do corpo da rã recebam um suprimento constante de oxigênio e nutrientes.