Talvez o sintoma mais conhecido ou familiares associados a epilepsia é o ataque epiléptico. Quando ocorrer convulsões , são muitas vezes violento e imprevisível. A vítima pode perder a consciência , colapso, babar , perder o controle urinário e convulsionar . Convulsões normalmente deixam a vítima desorientada e fisicamente exausto . Associado com convulsões é um aumento na atividade cerebral. Durante uma convulsão, os neurônios no cérebro fogo até 500 vezes por segundo , o que é muito mais rápido do que o habitual . Embora não seja sempre acompanhada de convulsões, a atividade cerebral aumentada em epilépticos podem ocorrer ocasionalmente ou centenas de vezes por dia.
Efeitos
Há vários efeitos colaterais físicos que podem ocorrer por conta de um ataque epiléptico. A vítima pode inalar fluido nos pulmões , levando à pneumonia aspirativa . Convulsões durante a gravidez têm sido conhecidos por causar certos defeitos congênitos . A vítima pode acidentalmente morder a si mesmo durante uma convulsão , causando danos externos ao corpo.
Danos ao corpo causados por crises muitas vezes é indireto. Por exemplo, uma vítima pode entrar em colapso e bater a cabeça contra uma superfície dura , causando traumas e lesões. As convulsões que ocorrem durante a condução ou operação de máquinas pesadas podem resultar em danos físicos graves.
Emocional
epilepsia é freqüentemente associada com o estresse emocional e psicológico intensificada. Porque as crises epilépticas são imprevisíveis , há geralmente um grande nível de ansiedade que acompanha as atividades diárias de uma vítima . A ansiedade é geralmente associada com o medo de perder o controle físico sobre o corpo de um, a morte ou a incapacidade de conviver normalmente. A epilepsia pode causar suas vítimas a sentir ostracizado pela sociedade ou manter um agudo senso de solidão ou individualidade.
Grave
Em casos graves, convulsões epilépticas pode resultar em danos cerebrais ou morte . Casos de isso acontecer são muito raros. Nos casos em que os danos cerebrais ou morte ocorre, as crises são geralmente de longa duração e violento. Dois ataques que ocorrem em estreita sucessão um ao outro ( estado epiléptico ) também pode causar complicações graves.
Equívocos
Epilepsia não é contagiosa , nem é causada por deficiência mental ou doença mental. Na verdade , ataques epilépticos não são geralmente prejudicial para o bem-estar do cérebro em qualquer forma . Convulsões graves podem , por vezes, causar danos ao cérebro , mas os danos geralmente é mínima. A maioria das pessoas com epilepsia são capazes de manter bom funcionamento do cérebro e muitos têm níveis de inteligência acima da média .