Baixos níveis de dopamina em homens causam sintomas semelhantes aos associados com a diminuição dos níveis do hormônio testosterona . As alterações ocorrem geralmente em tanto a nível físico e sexual . Por exemplo, níveis baixos de dopamina normalmente irá diminuir a densidade óssea de um homem , o desejo sexual , a resistência física e massa muscular. Além disso, os baixos níveis de dopamina normalmente irá aumentar os níveis de colesterol de um homem e de gordura corporal.
Em mulheres
Baixos níveis de dopamina em mulheres causar sintomas semelhantes aos associados com níveis decrescentes do hormônio estrógeno . Por exemplo , a baixa de dopamina aumenta, geralmente, os efeitos adversos que muitas vezes surgem durante a menopausa. Estes incluem as ondas de calor , suores noturnos, distúrbios do sono e alterações de humor .
Diminuição Excitação
dopamina atua como um hormônio excitatório , o que significa que ela desempenha um importante papel nas sensações de prazer , excitação e recompensa. É por isso que os baixos níveis de dopamina , muitas vezes diminui a libido de um indivíduo . Diminuição dos níveis de dopamina também irá dificultar outras atividades associadas ao prazer ou excitação incluindo funções motoras , os desejos, compulsão e satisfação. Ao contrário, um aumento nos níveis de dopamina geralmente deixam um indivíduo ansioso ou hiperativo.
Doença de Parkinson
Talvez o sintoma mais agudo da baixa dopamina é um aumento do risco de mal de Parkinson doença . Esta doença é caracterizada por diversos sintomas, incluindo dificuldade em andar, movimento rígido , diminuição do equilíbrio , dificuldade em engolir ou mastigar, e dores musculares . Parkinson é tipicamente precedido por abalos ou tremores em um lado do corpo (em especial, as mãos ) . Apesar de não ser fatal , doença de Parkinson não tem cura e piora progressivamente ao longo do tempo .
TDAH
Sugere-se que os baixos níveis de dopamina pode ser ligado a ADHD . É por isso que a droga Ritalin, que aumenta os níveis de dopamina no cérebro, é muitas vezes prescrito para crianças com TDAH . Os indivíduos com TDAH geralmente sofrem de crises de hiperatividade, impulsividade ou desatenção , o que geralmente leva a dificuldade de funcionamento acadêmico , emocional ou social. TDAH é mais comum entre as crianças do que os adultos , com a maioria dos casos que ocorrem antes da idade de sete anos.