A varredura do cérebro CT é comumente usado para detectar os seguintes problemas dentro do crânio : hemorragias , fraturas, coágulos sanguíneos , tumores cerebrais, cavidades dilatadas , doenças e malformações. Uma ressonância magnética é usada para examinar a anatomia do cérebro, avaliar mapeamento cerebral , acompanhar o crescimento de tumores cerebrais e avaliar os efeitos dos danos ao cérebro.
Função
Com uma tomografia CT , numerosos feixes de raios - x se medir a quantidade de radiação absorvida pelo corpo, os dados são agrupados em conjunto para criar uma imagem da secção transversal de duas dimensões do cérebro . Uma ressonância magnética usa pulsos de radiofrequência e um forte campo magnético para gerar imagens do cérebro de vários ângulos diferentes.
Procedimento
Para tanto uma varredura do cérebro CT e um RM , o paciente será deitado sobre uma mesa de exame como o equipamento roda em torno do corpo, o paciente pode ser injectado com material de contraste . Com uma ressonância magnética , os pacientes podem ser solicitados a executar tarefas simples durante o teste.
Riscos
Com uma tomografia computadorizada, há um pequeno risco de câncer relacionado ao exposição à radiação . Praticamente não há riscos associados com uma ressonância magnética, embora objetos de metal não são permitidos perto da unidade. As mulheres grávidas são aconselhadas a não receber uma tomografia computadorizada ou ressonância magnética , a menos que medicamente necessário.
Limitações
A tomografia computadorizada fornece uma visão menos detalhada do cérebro do que uma ressonância magnética, mas uma ressonância magnética só pode obter imagens de alta qualidade , se o paciente permanece absolutamente imóvel durante o teste. Muito grandes pessoas podem não ser capazes de caber dentro de ambas as máquinas de tomografia computadorizada e ressonância magnética.