casa |  | Informação em Saúde >  | Condições Tratamentos | Ossos, articulações Músculos

Qual é o tecido contrátil do corpo?

O tecido contrátil do corpo é composto por fibras musculares, que são células especializadas que têm a capacidade de se contrair e relaxar. Existem três tipos de fibras musculares:músculo esquelético, músculo liso e músculo cardíaco.

Músculo esquelético está ligado aos ossos e é responsável pelos movimentos voluntários, como caminhar, correr e falar. As fibras musculares esqueléticas são estriadas, o que significa que têm uma aparência em faixas quando vistas ao microscópio.

Músculo liso é encontrado nas paredes dos vasos sanguíneos, vias aéreas e órgãos digestivos. É responsável por movimentos involuntários, como a constrição dos vasos sanguíneos e a digestão dos alimentos. As fibras musculares lisas não são estriadas e têm formato fusiforme.

Músculo cardíaco é encontrado nas paredes do coração. É responsável pela ação de bombeamento do coração, que faz o sangue circular por todo o corpo. As fibras musculares cardíacas são estriadas e ramificadas.

As fibras musculares se contraem quando recebem um sinal elétrico de uma célula nervosa. O sinal elétrico faz com que os íons de cálcio sejam liberados do retículo sarcoplasmático, que é uma rede de membranas dentro da fibra muscular. Os íons de cálcio se ligam às proteínas nos filamentos de actina e miosina, que são dois tipos de filamentos de proteínas encontrados nas fibras musculares. A ligação dos íons cálcio faz com que os filamentos de actina e miosina deslizem um sobre o outro, o que encurta a fibra muscular e faz com que ela se contraia.

Após a interrupção do sinal elétrico, os íons de cálcio são bombeados de volta para o retículo sarcoplasmático e a fibra muscular relaxa.