casa |  | Informação em Saúde >  | Condições Tratamentos | Ossos, articulações Músculos

Quantas articulações tem um braço?

O número de articulações em um braço pode ser definido de forma diferente dependendo do nível de detalhe e das perspectivas anatômicas. Considerando as principais articulações formadas pelos ossos, um braço normalmente consiste em três articulações:

1. Articulação do ombro :Também conhecida como articulação glenoumeral, é a articulação formada onde o osso do braço (úmero) encontra a omoplata (escápula). A articulação do ombro é do tipo esférica, permitindo uma ampla gama de movimentos, incluindo abdução (afastar o braço do corpo), adução (mover o braço em direção ao corpo), flexão (dobrar o braço para frente), extensão (endireitar o braço) e rotação (girar o braço).

2. Articulação do cotovelo :O cotovelo é uma articulação do tipo dobradiça formada pela articulação dos ossos úmero, ulna e rádio. Permite dobrar (flexão) e esticar (extensão) do braço na altura do cotovelo.

3. Articulação do pulso :O punho é uma articulação complexa que envolve vários ossos pequenos, incluindo os ossos do carpo. A articulação do punho permite uma série de movimentos, incluindo flexão, extensão, desvio radial (dobrar o punho para o lado do polegar) e desvio ulnar (dobrar o punho para o lado do dedo mínimo).

Além dessas articulações principais, existem várias outras articulações menores no braço, como as articulações entre os ossos do carpo individuais no punho e as articulações entre os ossos longos do antebraço (rádio e ulna). Incluindo essas articulações menores, a contagem total pode ser maior, mas normalmente as três articulações mencionadas (ombro, cotovelo e punho) são consideradas as principais articulações de um braço.