casa |  | Informação em Saúde >  | Condições Tratamentos | Ossos, articulações Músculos

Quais são as costelas que se fixam ao esterno por extensões cartilaginosas individuais?

As costelas que se fixam ao esterno por extensões cartilaginosas individuais são conhecidas como costelas verdadeiras. Nos humanos, existem sete pares de costelas verdadeiras. Eles são numerados de cima (primeira costela) até baixo (sétima costela).

As costelas verdadeiras estão conectadas ao esterno por cartilagens costais, que são faixas flexíveis de tecido conjuntivo. Essas cartilagens permitem que as costelas se movam durante a respiração. Os primeiros sete pares de costelas também são conhecidos como costelas esternais porque se fixam diretamente ao esterno.

As cartilagens costais das costelas verdadeiras estão fixadas ao esterno de maneira ligeiramente diferente das cartilagens costais das costelas falsas. As cartilagens costais das costelas verdadeiras fixam-se ao esterno em uma articulação chamada articulação esternoclavicular. Esta articulação permite uma amplitude de movimento maior do que as articulações entre as costelas falsas e o esterno.

As costelas verdadeiras são responsáveis ​​por proteger o coração, os pulmões e outros órgãos da cavidade torácica. Eles também desempenham um papel importante na respiração, ajudando a expandir e contrair a cavidade torácica.